GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM NUTRIÇÃO (GEN)

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM NUTRIÇÃO (GEN)
 
  • Líderes do Grupo: Profª Rachel De Laquila  
  • Prof° Leandro Nobeschi
  • Pesquisadores: Prof° Leandro Luiz Fragoso
 
Estudantes Adriana Dias da Silva; Ana Mayara Aguiar Lima; Antonia Danielly; Cátia Aparecida Lopes dos Anjos; Deborah Camillo; Francielle Hansen dos Santos; Geruza Oliveira de Souza; Hariadne C. Soares; Ivani Maria da Silva; Jacqueline Freires; Juciara de M. R. Almeida; Kátia Cristina Cassiano; Leonice Umbelina da Silva; Lincoln Santiago Rodrigues de Sá; Mábia de Souza; Maria Izabel de Souza; Matheus Vigo Mamelli Cruz; Moema Lemos; Rita Maria da Silva; Sérgio G. Próspero;
 
A anatomia é o estudo da forma e da constituição do corpo, pré-requisito indispensável para o estudo da fisiologia dos órgãos e o entendimento dos processos patológicos.
A anatomia humana, segue sendo uma das mais importantes matérias curriculares dos cursos associados à saúde.  É básica para todo estudo clínico, e neste estudo, o homem é o principal material da pesquisa. 
O início dos estudos anatômicos do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo. As pesquisas avançaram após o século III A.C., e apesar de todos os esforços, alguns erros foram inevitáveis. As primeiras ilustrações anatômicas impressas baseiam-se na tradição manuscrita medieval.  
Uma das primeiras e mais acertada solução para uma reprodução perfeita das representações gráficas foi encontrada nas ilustrações publicadas nos tratados anatômicos de Andrés Vesálio (1514-1564), que culminou com a criação, em 1553, de um dos livros mais importantes da história do homem: De humanis corpori.
No século XVII foram efetuadas notáveis descobertas no campo da anatomia e da fisiologia humana. Francis Glisson (1597-1677) descreveu em detalhes o fígado, o estômago e o intestino. 
Em 1664 Thomas Willis (1621-1675) publicou “De Anatomi Cerebri”, que foi sem dúvida o compêndio mais detalhado sobre o sistema nervoso. Contudo, sua obsessão em localizar no nível anatômico os processos mentais o fez chegar a conclusões equívocas, entre elas, que o cérebro controlava os movimentos do coração, pulmão, estômago e intestino. 
A partir de então, o desenvolvimento da anatomia acelerou-se. Recentemente, a anatomia tornou-se submicroscópica . A fisiologia, a bioquímica, a microscopia eletrônica, as técnicas de difração com Raio X, aplicadas ao estudo das células, estão descrevendo suas estruturas íntimas em nível molecular.
Atualmente, é possível estudar anatomia em humanos vivos, através de técnicas de imagens como a radiografia, a endoscopia, a angiografia, a tomografia computadorizada, entre outras técnicas.
É um equivoco pensarmos que para a nutrição, pesquisar e estudar somente o trato gratrintestinal, ou a fisiologia da digestão, seria suficiente por se tratar de uma ciência que se ocupa dos alimentos. A prevenção e até mesmo o tratamento de doenças através da dietoterapia, comprovam a necessidade do profissional nutricionista aprofundar seus conhecimentos em todas as estruturas do corpo humano, seja macro ou microscópicas. 
OBJETIVO:
O objetivo do Grupo de Pesquisa e Estudos em Nutrição (GEN) é incentivar o aluno à pesquisa, aplicando na prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, aguçando a curiosidade pela descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, além de propiciar a construção do conhecimento da Anatomia através dos sistemas constituintes do corpo humano, considerando os aspectos relativos à forma, estrutura e função dos diferentes órgãos.
 
Objetivos específicos: 
Investigar a estruturas anatômicas pertencentes ao corpo humano.
Conhecer a terminologia científica das estruturas anatômicas, bem como a padronização e normatização das divisões regionais do corpo humano.
Desenvolver a capacidade para o trabalho em grupo no laboratório de Anatomia.
Correlacionar a etiopatogenia, fisiopatologia e progressão das doenças com a necessidade nutricional temporal.
 
PRODUÇÕES TÉCNICAS:
NOBESCHI, L. Neuroanatomia. 2010 (Curso de curta duração ministrado/extensão)
NOBESCHI, L. . Morfologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOBESCHI, L. . Anatomia funcional e eletrocardiograma. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOBESCHI, L. . Patologias em exames de imagem. 2010. (Curso de curta duraç ão ministrado/Extensão).
NOBESCHI, L. . Introdução ao estudo da anatomia humana. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo).
PUBLICAÇÕES:
NOBESCHI, L. . Caderno de aprendizagem da disciplina de anatomia I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de aprendizagem e roteiro prático).
NOBESCHI, L. ; LODI, Fabio ; MONTEIRO, Adilson ; Squassoni SD . Avaliação dos Valores de Peak-flow. Revista Fisio&terapia, 2007
NOBESCHI, L. ; LODI, Fabio ; GARBELOTTI, Silvio . Avaliação Proprioceptiva Após Reconstrução Total do Ligamento Cruzado Anterior. Revista Fisio&terapia, 2007

Graduação

ADMINISTRAÇÃO

O curso de Administração da FAINC é baseado na necessidade de adequar a formação às demandas hoje existentes na região do abc paulista, que está migrando da atividade industrial para a área de serviços.

Read more...
BIBLIOTECONOMIA

O curso de biblioteconomia da FAINC é focado em três vertentes de conteúdos, a Documentação, a Informação e o Conhecimento.

Read more...
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

O curso de Educação Artística da FAINC forma professores licenciados em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas ou Artes Plásticas, para atuação nas escolas de rede pública (estadual e municipal) e particular do ensino fundamental e médio.

Read more...
PUBLICIDADE

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da FAINC forma profissionais para as principais áreas da comunicação, com ampla visão do seu papel e de suas possibilidades profissionais do mercado moderno.

Read more...
NUTRIÇÃO

O curso de Nutrição da FAINC forma profissionais com habilidades específicas e sensibilidade social, aptos a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, partindo dos preceitos da pedagogia Salesianas: Única, Integradora, Harmônica e Democrática em suas ações pedagógicas e administrativas.

Read more...