Grupo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Tecnologias – GEST

Líder do Grupo: Dr. Wellington de Oliveira

Pesquisadores:    

  • João Bosco Rodrigues de Oliveira
  • Marise M. Lorusso
  • Ivone Braga de Rezende
  • Vitor Hugo Moraes

Estudantes:    

  • Thiago Miranda
  • Rafael Lui
  • Izabela Duarte              

O trabalho do Grupo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Tecnologias  fundamenta-se nos pressupostos teóricos da perspectiva sócio-histórica em psicologia, mantendo sempre uma intensa interlocução com a Linguística Aplicada, Comunicação Social e outras áreas e filiações teóricas. 

Dentre os principais temas tratados pelo Grupo destacam-se: questões relacionadas a relações de ensino em contextos virtuais, formação tecnológica de professores em contextos virtuais e presenciais e produção de subjetividade nas redes mediatizadas pelas novas tecnologias. 

O Grupo de Pesquisa atua também em parceria com o Grupo LACE- Linguagem e Atividade em Contextos Escolares do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguistica Aplicada da PUC/SP com projetos de pesquisa ligados à docência e à pesquisa. 

Na visão do Grupo GEST relacionar educação, tecnologia e subjetividade implica um pensar estruturado em uma perspectiva processual e ecológica, isto é, na presença de processos dinâmicos como a confluência de uma série de sentidos que se articulam na história do sujeito e nas condições concretas dentro das quais ele atua na complexa utilização da tecnologia nos contextos da vida em que se vive. Esse movimento se articula em um complexo dinâmico de sentidos que ora se confluem, ora se distanciam, ora se chocam, ora se harmonizam, ora se contradizem, ora se conflitam a partir dos sentidos que os sujeitos produzem em seus processos de aprender e de ensinar em suas trajetórias de vida nas famílias, nas comunidades de convivência, na escola, em seus processos formativos. 

Amparados em F.Guattari (2007), E. Morin (2006), F. Gonzalez Rey (2009) e W.Oliveira (2009, 2010) nossas pesquisas discutem essa complexa questão em uma articulação ético-científica que procura entender como os sujeitos se situam em face às novas tecnologias, como as emoções são produzidas em sua utilização, quais são seus valores, crenças e expectativas, como se constituem as subjetividades pessoais e profissionais, que vão produzindo sentidos em seus processos de aprender e de ensinar, nos quais se integram suas condições sociais e afetivas, seus pensamentos e suas emoções. Essas questões, ao lado da tecnologia têm que ser consideradas em direção a uma melhor qualidade da educação e do ensino. 

O GEST se constitui com os seguintes membros:

    * Pesquisadores, ou seja, professores que dividem seu tempo entre o GEST e a atividade docente nas Faculdades Integradas Coração de Jesus- FAINC;

    * Pesquisadores em Rede, ou seja, docentes ou pesquisadores que têm seu vínculo com instituições externas à FAINC;

    * Estudantes, isto é, alunos de pós-graduação e/ ou graduação que se integram nas atividades de pesquisa do GEST.

PROJETOS

1) Colaboração crítica, subjetividade e formação docente.

O projeto contempla três objetivos principais: investigar os processos de produção da subjetividade a partir de uma perspectiva sócio-histórica, em situações de interação identificáveis como próprias à emergência e manutenção da colaboração crítica em processos de formação docente; contribuir para o refinamento do pressuposto da colaboração crítica como categoria ontológico-social, tendo como background os pressupostos epistemológicos e analíticos da psicologia sócio-histórica; detalhar um percurso de construção e análise de dados da colaboração crítica, a partir de uma abordagem sócio-histórica em psicologia.

2) Mídias Digitais, subjetividade e colaboração crítica nas relações humanas

O projeto tem com finalidade discutir o uso das redes sociais como forma e meio de  comunicação, sua representação e utilização dentro dos diversos ambientes de interação humana, sobretudo o trabalho e a educação. Apontar os caminhos que as mídias digitais têm tomado na articulação e animação de redes sociais e qual o impacto dessas transformações.

Publicações

O grupo é responsável pela produção técnica da Revista Inter FAINC com periodicidade trimestral. (1º. Exemplar para junho de 2011)

Outras publicações 

Artigos completos publicados em periódicos

1. OLIVEIRA, W. . Discussing Reasoning, creating, interaction and social reasoning. Mind, Culture and Activity, v. 17, p. 295-297, 2010. 

2. OLIVEIRA, W. . A prática da colaboração crítica: uma realidade possível na atividade docente. Multiplas Leituras- Revista eletrônica da FAHUD - (Faculdade de Humanidades e Direito), v. 03, p. 197-209, 2010. 

3. OLIVEIRA, W. . Professores e alunos no contexto da formação tecnológica: caminhos para uma nova discussão. P@rtes (São Paulo), v. V.00, p. 03, 2009. 

4. OLIVEIRA, W. . A atividade de ensino na formação tecnológica: processo de formação de professores e alunos. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 8, p. 41-51, 2009. 

Capítulos de livros publicados 

1. OLIVEIRA, W. . Cotidiano e transformação social na escola: uma experiência linguística de colaboração crítica.. In: Darcilia Simões; Eliana Meneses de Melo (orgs.). (Org.). Linguagens, Criatividade e Sentidos: pelos percursos da semiótica do cotidiano.. 01 ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2010, v. 01, p. -. 

Graduação

ADMINISTRAÇÃO

O curso de Administração da FAINC é baseado na necessidade de adequar a formação às demandas hoje existentes na região do abc paulista, que está migrando da atividade industrial para a área de serviços.

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BIBLIOTECONOMIA

O curso de biblioteconomia da FAINC é focado em três vertentes de conteúdos, a Documentação, a Informação e o Conhecimento.

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EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

O curso de Educação Artística da FAINC forma professores licenciados em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas ou Artes Plásticas, para atuação nas escolas de rede pública (estadual e municipal) e particular do ensino fundamental e médio.

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PUBLICIDADE

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da FAINC forma profissionais para as principais áreas da comunicação, com ampla visão do seu papel e de suas possibilidades profissionais do mercado moderno.

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NUTRIÇÃO

O curso de Nutrição da FAINC forma profissionais com habilidades específicas e sensibilidade social, aptos a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, partindo dos preceitos da pedagogia Salesianas: Única, Integradora, Harmônica e Democrática em suas ações pedagógicas e administrativas.

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