Lorena, 12 de maio de 2016.

 

À

Comunidade Educativa das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila- FATEA

 

 É chegado o mês em que nossa comunidade se prepara para celebrar a Festa de Madre Mazzarello e a Festa de Maria Auxiliadora, a Mãe e Patrona da Família Salesiana.

Para compreendermos a grandeza da personalidade de Madre Mazzarello, precisamos conhecer sua intensa identidade evangelizadora, sua espiritualidade, sua dedicação aos outros, especialmente às meninas de Mornese, sua capacidade de discernir e sua intuição apostólica, como testemunhada pelo crescimento do Instituto FMA.

A memória de Madre Mazzarello mantem-se sempre viva porque em sua vida, Ela ousou falar a língua da caridade, a única língua da fraternidade humana, a língua universal de Jesus, que atravessa os séculos, sem nunca perder sua eficácia. A Madre amou e serviu em profundidade toda a sua vida. De fato, o amor iluminou o cotidiano de Santa Maria Domingas Mazzarello.

            O cotidiano é a oportunidade para viver com intensidade de amor o aqui e o agora: a única possibilidade que nos é oferecida para olhar com confiança o futuro. Somos parte de um grande sonho carregado de futuro: podemos entregá-lo a Deus simplesmente porque assim acreditamos e porque lhe damos visibilidade no momento presente por meio de gestos que testemunham um grande amor. Assim fazia, assim recomendava a Madre, viver com amor significava para ela ir direto ao essencial, não olhar nem à direita nem à esquerda. Ter um porquê na existência torna compreensível e aceitável a vida.

O espírito de caridade, cordialidade e união do qual falava Madre Mazzarello poderia se chamar hoje “espiritualidade missionária”. Como Família Salesiana, disseminamos o espirito missionário quando doamos confiança, acolhemos os outros na nossa vida, escutámo-los em profundidade não somente naquilo que dizem, mas também naquilo que não dizem, superando preconceitos e barreiras que nos impedem de compreender e acolher o próximo.

            Madre Mazzarello transmitiu essa mensagem com a sua obra de evangelização e educação. Ela não tinha estudado como promover o carisma salesiano e não conhecia suas bases filosóficas, mas possuía a linguagem do coração que todos podiam entender. Diante dela as desconfianças caíam, os preconceitos perdiam a sua força, o positivo era reforçado. A esperança que oferecia era a que ela mesma vivia: um coração habitado pela presença de Deus que sabia fazer-se sinal e expressão do Seu amor preveniente, também nas situações mais difíceis onde outros teriam se rendido. De tal modo acolhia a vida como graça e como oportunidade de empenho para transformá-la com a fé em Maria Auxiliadora.

À Maria Auxiliadora é confiada a humanidade para libertá-la do risco de escorregar em abismos irretornáveis, como vemos na trágica falta de dignidade humana, perdida ou roubada, que faz ver os limites mais tristes a que pode chegar o homem sem o Espírito e sem a Mãe, deixado às suas tendências naturais e sem a orientação para o bem.

Neste tempo de festas, como Comunidade Educativa, somos chamados a refletir e combater em nosso cotidiano escolar as injustiças, que têm sempre uma dramática dupla face: torna inumanos os que a exercitam e desumaniza aqueles que a sofrem. Confiemos à Auxiliadora nossa missão e nossa humanidade. Peçamos, hoje, que  Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora intervenham ativamente em nossa história e plantem em nossos corações o desejo de trabalhar nesta instituição para a  construção de um mundo melhor.

 

Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Diretor Geral da FAINC

Pagina 1 de 4

Graduação

ADMINISTRAÇÃO

O curso de Administração da FAINC é baseado na necessidade de adequar a formação às demandas hoje existentes na região do abc paulista, que está migrando da atividade industrial para a área de serviços.

Read more...
BIBLIOTECONOMIA

O curso de biblioteconomia da FAINC é focado em três vertentes de conteúdos, a Documentação, a Informação e o Conhecimento.

Read more...
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

O curso de Educação Artística da FAINC forma professores licenciados em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas ou Artes Plásticas, para atuação nas escolas de rede pública (estadual e municipal) e particular do ensino fundamental e médio.

Read more...
PUBLICIDADE

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da FAINC forma profissionais para as principais áreas da comunicação, com ampla visão do seu papel e de suas possibilidades profissionais do mercado moderno.

Read more...
NUTRIÇÃO

O curso de Nutrição da FAINC forma profissionais com habilidades específicas e sensibilidade social, aptos a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, partindo dos preceitos da pedagogia Salesianas: Única, Integradora, Harmônica e Democrática em suas ações pedagógicas e administrativas.

Read more...